Fabiana Piccinin, coordenadora do Genajor, publica artigo em dossiê sobre apresentadores de telejornal gerados por IA
A professora Fabiana Piccinin em co-autoria com a professora Edna de Mello Silva, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), publicaram o artigo “Narradores artificiais semelhantes aos orgânicos: considerações sobre uma experiência de telejornal gerado por IA”, na Revista Asas da Palavra.
O artigo discute, a partir de um experimento, como a produção de um telejornal totalmente feito com recursos gerativos de Inteligência Artificial, consegue resultar em um conteúdo muito aproximado do modelo de telejornal tradicionalmente adotado pela televisão brasileira.
O trabalho fez parte do dossiê sobre “Inteligência Artificial (Ia): Interfaces entre Comunicação, Tecnologia e Sociedade” e reuniu nove artigos teóricos e empíricos de pesquisadores e pesquisadoras das cinco regiões do Brasil sobre o uso da inteligência artificial em interface com a comunicação, a tecnologia e a sociedade.
A organização do dossiê foi do prof. Dr. João Canavilhas (UBI, Portugal), do prof. Dr. André Pase (PUCRS), do prof. Dr. Eduardo Pellanda (PUCRS), da profa. Dra. Mágda Cunha (ALAIC) e da profa. Dra. Maíra Evangelista de Sousa (UNAMA).
Com informações do PPGJOR/UFSC.