Pesquisadoras participam de Seminário Internacional sobre as transformações nos modos de sofrer

03/10/2024 09:00

Entre os dias 24 e 27 de setembro, com programação dividida entre a ECO/UFRJ e a UFF, no Rio de Janeiro e em Niterói, aconteceu o “Seminário Internacional – O mal-estar no século XXI: transformações nos modos de sofrer”. O grupo de estudos Genajor marcou presença no evento, com a apresentação do trabalho de Yaskara Ferreira Pinto e Fabiana Piccinin.

O seminário debateu as transformações históricas que vêm ocorrendo nas últimas décadas, assinalando uma crise geral das instituições e dos valores modernos que afetam, em especial, os modos de sofrer. 

Participando do GT 2 – Mal-estares da vida hiperconectada, Yaskara e Fabiana apresentaram o trabalho “Mal-estares e bem-estares nas plataformas digitais: tessituras sobre o ser, estar e parecer das narrativas hiperconectadas”, que discute como se organiza a exposição de intimidades dos jornalistas no contexto da plataformização, utilizada como estratégia para aumentar o engajamento dos telejornais.

Para Yaskara, a participação no evento foi muito importante, tanto para conhecer pesquisas na mesma linha da sua tese quanto para dividir achados preliminares dos seus estudos. “Estar entre pares eleva a nossa capacidade de pesquisa. Ao entrar em contato com outros pesquisadores e ter a oportunidade de alguns dias de imersão em temas centrais para a minha tese, obtive mais experiência e conhecimento para seguir publicando e formatando o meu trabalho.”

Saiba mais sobre o seminário aqui.