Artigos do 1º Colóquio Internacional Lusofonia em Debate integram o livro “Jornalismo e história da comunicação”
No dia 31 de agosto, foi lançado o e-book “Jornalismo e história da comunicação”, resultante do 1º Colóquio Internacional Lusofonia em Debate. Reunindo os artigos do colóquio, a obra foi organizada e coordenada por Fabiana Piccinin (Genajor), Julia Leitão de Barros, Mágda Cunha e Maria Cristina Gobbi.
Acesse o e-book.
A obra conta com estudos que envolvem a comunicação, seja como função principal ou ferramenta colaboradora. Possuindo uma histórico de relevância, o tema ganha ainda mais importância pelas transformações do ecossistema midiático na contemporaneidade, novas tecnologias e processos educacionais.
Desta mesma maneira, as narrativas jornalísticas e mercadológicas tentam criar uma compreensão deste novo panorama que assola a sociedade, sustentando e esclarecendo verdades frente a desinformação ou tentando disseminar mensagens de consumo e opinião.
Promovendo um debate sobre o tema transfronteiriço e que possibilita conhecer e propor cenários diversos, a obra possibilitou uma ampla e democrática participação tanto iberoamericana, quanto africana.
Além da coordenação da obra, a equipe do Genajor também participou com a composição de artigos: “A apuração no radiojornalismo em um ambiente de convergência: o caso da Rádio Super Najuá FM”, de Karin Konzen Franco e Fabiana Piccinin; e o artigo “YouTube é a nova televisão?: Uma análise do Balanço Geral da NDTV Record de Itajaí na plataforma”, de Elaíse Cidral e Fabiana Piccinin.